Tribuna MT
  • Home
  • Tecnologia
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Sobre Nós
Reading: Justiça afasta prefeito de Cuiabá do cargo
Share
Tribuna MTTribuna MT
Font ResizerAa
  • Home
  • Tecnologia
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Tecnologia
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Sobre Nós
Tribuna MT > Blog > Política > Justiça afasta prefeito de Cuiabá do cargo
Política

Justiça afasta prefeito de Cuiabá do cargo

Gerald Johnson
Gerald Johnson Published junho 18, 2024
4 Min Read

Emanuel Pinheiro ficará fora do comando da capital de Mato Grosso por seis meses, segundo decisão

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), foi afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) nesta segunda-feira (4).

O afastamento será por seis meses, segundo informações do Ministério Público de Mato Grosso. A prefeitura ficará sob o comando do vice-prefeito, José Roberto Stopa (PV).

O tribunal disse, em nota, que Pinheiro foi afastado “sob a acusação de organização criminosa”. A decisão foi tomada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva.

Citando a acusação do MP, a decisão aponta que Pinheiro “atua como líder da organização criminosa instaurada na capital, “estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com o objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem às custas do erário municipal”.

A acusação também pontua que a de Pinheiro “colapsou a saúde pública, ao ponto do atendimento à população chegar a níveis crônicos, com absoluta falta de
médicos, medicamentos e todo tipo de materiais básicos necessários ao atendimento, o que levou à morte de inúmeros usuários do sistema municipal de saúde, além de ter deixado um rombo milionário correspondente a mais de R$ 350 milhões de débitos com fornecedores e com o não recolhimento de impostos”.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) já identificou um rombo nos cofres de Cuiabá de R$ 1,2 bilhão, traz a decisão.

O TJ-MT, ao argumentar os motivos da decisão, disse que houve pelo menos 16 ações das forças de segurança de MT ou do Ministério Público “para investigar crimes perpetrados somente no âmbito da Secretaria de Saúde de Cuiabá desde o ano 2017, ou seja, durante o período das duas gestões de Emanuel Pinheiro, como prefeito
de Cuiabá”.

A decisão diz que ficou demonstrado que a forma de agir “da organização criminosa consistiu na nomeação, por parte de Emanuel Pinheiro, de comparsas nos cargos de secretários e outros do segundo escalão na pasta da saúde do município para a realização de contratações fraudulentas de empresas pré-escolhidas, algumas delas fantasmas e outras pertencentes de forma oculta aos próprios investigados, terceiros próximos a eles ou ‘laranjas’, com o objetivo espúrio de auferir vantagem indevida em detrimento ao erário, cuja atuação vem sendo perpetrada de forma reiterada ao longo dos últimos anos”.

Segundo a defesa do prefeito, Pinheiro foi notificado sobre a decisão às 16h30, horário local (17h30 em Brasília). À CNN, o advogado Francisco Anis Faiad também disse que é uma decisão absurda, não há nada de concreto e as acusações são apenas suspeitas.

O desembargador rejeitou prisão para o prefeito neste momento e permitiu a manutenção do pagamento de salário.

A decisão pontua que o afastamento do cargo é necessário quando há “indícios suficientes de que o agente integre organização criminosa, e quando a medida se fizer
necessária para a investigação ou instrução processual, como sói ser no caso”.

O TJ-MT disse que Pinheiro tem um prazo de 15 dias para entrar com um recurso. Como a decisão foi monocrática, ela pode ser flexibilizada ou até revogada.

Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Teciomar Ábila mostra como transformar seus talentos em renda extra de forma inteligente
Renda extra inteligente: Transforme talentos em oportunidades lucrativas
Notícias
Com Daniella Jadão Meneses, o esporte se transforma em ponte de cidadania e protagonismo para mulheres e jovens em todo o Maranhão.
Mulheres e juventude unidas pelo esporte e pela cidadania em todo o Maranhão
Notícias
Investimento de MS em tecnologia avança e reforça segurança pública com videomonitoramento integrado
Tecnologia
Governo de Mato Grosso do Sul lança três licitações para obras de infraestrutura em Ladário e Juti
Política
Tribuna MT

Tribuna MT: O seu olhar sobre Mato Grosso. Notícias locais, nacionais e internacionais com um enfoque especial nas questões que mais impactam o nosso estado. Esteja por dentro de tudo o que acontece em Mato Grosso com a Tribuna MT.

Da obra à venda: Fernando Bruno Crestani fala sobre transformação digital no mercado.
Transformação digital no setor imobiliário: do canteiro de obras à experiência do cliente
junho 16, 2025
Robson Gimenes Pontes
Como a tecnologia de ponta está mudando a liquidação de ativos no Brasil
maio 22, 2025

Tribuna MT – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?